• Dra Ana Maria Carreño

Melasma: o que causa e como evitar?

Atualizado: 18 de Set de 2019


Melasma: o que causa e como evitar

Melasma é uma condição em que ocorre o surgimento de manchas escuras principalmente na face, embora possam ser vistas também em qualquer área do corpo exposta ao Sol.

Não há uma causa ainda definida, porém sabe-se que pode estar relacionado a predisposição genética, fatores hormonais (como uso de anticoncepcionais e gestação), medicamentos e principalmente a exposição ultravioleta (Sol e lâmpadas artificiais).

Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado realizado por profissionais não capacitados, ocorrendo piora importante das manchas. Por isso que todo tratamento ou procedimento, mesmo o mais simples deve ser realizado ou supervisionado pelo médico dermatologista.

A mais importante medida de prevenção para o melasma é a proteção solar diária, mesmo em tempo nublado ou chuvoso. Os filtros solares mais indicados são aqueles que protegem também contra luz visível, pois o melasma pode pigmentar também com exposição a luz artificial. Lembrando que deve haver reaplicação do filtro solar durante o dia até de 3/3horas, para manter a proteção adequada. Com a modernização dos filtros solares, existem produtos com agradável cosmética que facilitam a adesão do uso na rotina diária.

O tratamento então inclui a fotoproteção tópica e também oral, medicamentos tópicos e procedimentos que intensificam o clareamento. Podemos realizar desde peelings faciais químicos seriados, IPCA com drug delivery, e a Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) com uso de potentes agentes clareadores. Os procedimentos visam aumentar o grau de melhora além do que o tratamento domiciliar tópico e oral oferece.

Lembrando que o Melasma é uma condição crônica e todo e qualquer tratamento visa o clareamento, sem possibilitar cura definitiva do quadro (o que ainda não existe). É imprescindível que se adote os cuidados recomendados pelo médico dermatologista antes, durante e após os tratamentos para obter melhor resultados possível. Manter sempre o acompanhamento com médico dermatologista e fotoproteção contínua são a base para sucesso no clareamento das manchas e melhora da auto-estima.

Tudo entendido? Espero que tenham gostado e tirado suas dúvidas :)

Até o próximo post!

#Melasma #ManchasdeSol #Protetorsolar #Sol #MMP #IPCA #Microagulhamento

46 visualizações

Local de Atendimento

Siga-nos

Saiba mais

IC MED CARIRI    

 

Juazeiro do Norte/CE

Av Eduardo McLain nº440 Ed Cariri Medical

Center sétimo andar Salas 704 a 706

Tel: (88) 3587-4051 / (88) 98854-2617

Whatsapp: (88) 99949-2577

  • White Instagram Icon
  • w-facebook
LOGO-ICMED.jpg

2016© Todos os direitos reservados.